segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Iluminismo



 

 Com o fim do feudalismo e o desenvolvimento de um novo sistema ( o capitalismo ), rapidamente, várias mudanças ocorreram em todo o mundo. Nessa mesma maneira o Iluminismo foi uma revolução filosófica que também provocou grandes transformações.

·         Contexto Histórico
Entre 1453 à 1789 a Europa mudou assustadoramente, nos planos políticos, econômicos, sociais e culturais:
1.      Economicamente – a descoberta e exploração dos novos continentes propiciaram a formação dos impérios coloniais. As riquezas extraídas da America e África, bem como o trabalho escravo fizeram com que a Europa acumulasse enormes capitais;
2.            Politicamente – ocorreu o Estado Absolutista que era apoiado pelo clero católico.;
3.      Socialmente – a burguesia se consolidou como classe social. No plano ideológico o Renascimento e a Reforma sepultaram a cultura medieval, ocasionando o nascimento de uma nova cultura.
Com o desenvolvimento do capitalismo, a burguesia queria uma nova política: economia livre dos impostos dos Estados Absolutistas. Ocorreram revoluções para romper com o direito divino dos reis e o poder da igreja. Enfim ocorreram novas idéias para destruir todo o Antigo Regime.

·         A Era Iluminista
Diante de todas as mudanças, sobretudo econômica, os grandes empresários e industriais tinham interesse em financiar pesquisas científicas, pois podiam com isso aumentar a produção, conseqüentemente seus lucros. Essa mentalidade, prática racional que valoriza a ciência como forma de conhecer e transformar a natureza em beneficio do ser humano, foi uma das características marcantes do Iluminismo.

·         Características do Iluminismo
a – Racionalismo : domínio da natureza e da sociedade pela razão, não havia lugar para o misticismo.
b- Anti-absolutismo: defendiam limitação ao poder do rei ou então uma espécie de republica democrática
c- Anti-clérico: no geral os iluministas faziam violentas criticas à Igreja Católica e seu sistema de manipulação e dominação
d- Liberalismo econômico: queriam que o Estado não interferisse mais na economia, para que pudessem ter a livre concorrência e a liberdade de comercialização e produção.

Atividades
1.      Fale sobre as novas mudanças ocorridas no mundo a partir de 1453.
2.      Relacione essas mudanças com o movimento iluminista.
3.      Relacione as seguintes concepções iluministas:
a-      Anti-clero                                           (   ) limites ou combate ao poder do rei;
b-      Liberalismo                                        (   ) liberdade de comercio e concorrência;
c-       Racionalismo                                     (   ) critica feroz à Igreja;
d-      Anti-absolutismo                                         (   ) uso da razão para compreensão e explicação do    mundo e do ser humano.
4.      Faça a sua avaliação sobre a filosofia Iluminista.

Nenhum comentário: